Seminários de GPBE

Cumprindo os deveres estatutários de “promover a divulgação de informação e intercâmbio científico e técnico entre os seus membros” o GPBE vai iniciar um ciclo de Seminários de divulgação dos desenvolvimentos mais recentes no domínio do betão estrutural.

Os seminários serão iniciativas conjuntas do GPBE e dos colegas convidados para os coorganizarem, e versarão temas presentemente em desenvolvimento mas que possam já ter interesse dum ponto de vista prático.

Como se sabe a fib, de que o GPBE é representante nacional, persegue o objetivo de desenvolver a nível internacional o estudo de matérias capazes de promoverem avanços no desempenho das construções em betão dum ponto de vista técnico, económico, estético e ambiental. Para tal organiza-se em Comissões e Grupos de Trabalho, que reúnem, a nível mundial, os técnicos especialistas nos diversos domínios, procurando fazer a síntese dos conhecimentos disponíveis, que são finalmente publicados sobre a forma de fib Bulletins. O objetivo final é a publicação de Model Codes para as estruturas de betão, cujo último foi recentemente publicado em 2010.

Pertencem presentemente a estas comissões e grupos de trabalho 22 colegas portugueses, que contribuem para o respetivo progresso dos conhecimentos, acompanhando de perto os últimos desenvolvimentos nas diversas matérias.

Serão estes os colegas melhor posicionados para apresentarem ao nosso meio científico os conhecimentos “de ponta” no domínio das construções em betão, e que portanto promoverão os Seminários do GPBE.

Os primeiros Seminários do GPBE, cujas inscrições se encontram abertas, são os seguintes:

  • Estruturas de betão armado com varões FRP e sistemas de reforço FRP, organizado por João Ramôa Correia e José Sena-Cruz, a realizar no Instituto Superior Técnico, Lisboa, 29 de setembro de 2016
  • Projeto de estruturas em betão em situação de incêndio, organizado por João Paulo Rodrigues (UC) e Miguel Chichorro Gonçalves (UP), a realizar no DEC da Universidade de Coimbra, 14 de outubro de 2016
  • Projeto de estruturas em betão reforçado com fibras (BRF), organizado por Joaquim Barros e Vítor Cunha, a realizar no LNEC, Lisboa, 28 de outubro de 2016

Os respetivos objetivos, programa, e detalhes de inscrição podem ser obtidos carregando nos links associados aos títulos dos seminários.

Imprimir Email